Um grande passo

Os estudantes da Universidade de Cambridge estão fazendo uma grande mudança na alimentação oferecida pela instituição. Na última segunda-feira, a união estudantil de Cambridge votou para apoiar uma transição para um cardápio exclusivamente vegano em seus serviços de catering.

A votação foi apoiada por 72% dos representantes estudantis, que votaram depois de um processo de consulta de quatro semanas. A mudança foi uma resposta às crises climáticas e de biodiversidade.

Infelizmente não há garantias

Embora a votação não garanta que os serviços de catering da Universidade de Cambridge se tornarão completamente veganos, a união estudantil agora terá conversas com os serviços de alimentação para discutir a remoção de todos os produtos de origem animal de suas cafeterias e cantinas.

Apesar da união dos estudantes ter uma forte influência em Cambridge, a universidade tem autonomia para seguir com os cardápios atuais, principalmente para evitar que a mudança ocorra de forma abrupta sem que haja um tempo de transição.

A iniciativa também não se aplica aos 31 colégios da universidade, mas a campanha deixa claro: “é um mandato extremamente forte para os colégios começarem a fazer a transição para menus 100% baseados em plantas”.

A Campanha não se limita a Cambridge

A campanha Plant-Based Universities, que é apoiada pelo grupo Animal Rebellion, é uma iniciativa nacional de estudantes que estão pressionando suas universidades e uniões estudantis a adotar um serviço de catering totalmente baseado em plantas. Mais de 40 instituições já aderiram à campanha.

A campanha Plant-Based Universities acredita que as universidades têm a obrigação de seguir as pesquisas científicas que produzem em relação ao impacto da criação de animais na agricultura e pesca sobre o meio ambiente.

Esta iniciativa da Universidade de Cambridge é um grande passo em direção a uma alimentação mais sustentável e justa. Estudos mostram que a produção de carne tem um impacto negativo significativo no meio ambiente, além de estar associada a várias doenças crônicas, como doenças cardíacas e câncer colorretal.

Plant-Based Universities

William Smith, de 24 anos, da filial de Cambridge da campanha Plant-Based Universities, disse: “É ótimo que a união estudantil de Cambridge tenha aprovado nossa moção para implementar um sistema de catering justo e sustentável baseado em plantas.”

E continua: “Ao remover produtos de origem animal de seus cardápios, a universidade poderia reduzir significativamente seu impacto ambiental e mostrar ao mundo seu compromisso com a sustentabilidade.”

William, de forma positiva, ainda comenta: “Os serviços de catering da universidade já deram passos importantes, como em 2016, quando removeram carne bovina e de cordeiro de todos os seus menus. Esperamos trabalhar com eles nos próximos passos necessários”.

Cambridge se manifesta

A Universidade de Cambridge disse em um comunicado: “A Universidade de Cambridge removeu a carne bovina do menu em todas as cafeterias dos Serviços de catering da universidade em 2016 e possui uma política de alimentação sustentável que também busca promover ativamente opções baseadas em plantas, remover peixes do menu e reduzir o desperdício de alimentos. Sempre recebemos sugestões de estudantes e funcionários”.